Image texture

6 locais Secretos a Não Perder

Será que o Algarve ainda tem locais por descobrir? Se lhe disséssemos que existem zonas na região muito pouco exploradas pelos turistas, não acreditaria? Neste artigo, deixe-se levar pelos 6 locais secretos a não perder no Algarve e fique ainda mais apaixonado pelo sul de Portugal.

 

Começamos esta viagem desde o sotavento até ao barlavento algarvio, com a promessa de desvendar-lhe os locais secretos que nem a imaginação mais fértil conseguiria prever. Faça o seu roteiro de férias a partir destas seis dicas de locais pouco conhecidos.

 

  1. Cacela Velha

Se pretende percorrer o Algarve, este será um dos locais a merecer a sua visita. Cacela Velha é um dos locais mais recatados da região, sem o tradicional turismo de massas, esta pequena aldeia consegue deixar um rasto na memória dos que cá vêm. Embora seja uma aldeia com pouco movimento geralmente, é no verão que é visitada por mais turistas, comparando com as outras estações. Por esse motivo, se visitar o Algarve na primavera, outono ou inverno aproveite as ruas despovoadas e o bom tempo característico deste lado da região.

Nas estações do ano mais calmas, também recomendamos vivamente a provar as ostras do restaurante Casa da Igreja. Não espere conseguir reservar mesa e também não fique expectante de arranjar um lugar no interior deste restaurante. A razão é simples: não há reservas e as mesas encontram-se na rua ao lado da igreja. Aqui, é normal dividir uma mesa com desconhecidos e no final acabar por comentar o sabor divinal do prato de ostras frescas.

Perto do largo da Igreja, apanhe um barco até à praia de Cacela Velha, pelo caminho observe a magnífica vista da Ria Formosa e aproveite as águas quentes até ao final do dia. O bilhete do barco é de 1,50 € e a última viagem de regresso será às 21.00h, se as marés assim o permitirem.

Distância e localização: Cacela Velha fica a 1.20h do Baía da Luz.

 

  1. Ria Formosa

Separada das águas salgadas do Oceano Atlântico por ilhas barreiras, a ria Formosa é a mais importante zona húmida a sul do país e está classificada como parque natural. Nos seus vários habitats, como as dunas, zonas de pinhal, sapais e áreas agrícolas, alberga várias aves e é um viveiro natural de algumas espécies marinhas. É um autêntico santuário para os amantes da natureza e de experiências ligadas ao tema como o birdwatching, por exemplo.

Quer conhecer o marco mais a sul do país? É o Cabo de Santa Maria e fica numa das ilhas da ria Formosa, a ilha Barreta, ou mais conhecida como ilha Deserta. Para lá chegar, só mesmo a bordo de um barco, depois é hora de desfrutar de um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Após um dia de praia nas águas cristalinas, poderá almoçar no único restaurante da ilha, que em 2021 ardeu, mas meses depois voltou a erguer as suas paredes e a abrir a porta aos visitantes. Falamos do Restaurante Estaminé que abre ao 12.30h até às 17.00h.

Distância e localização: A Ria Formosa fica a 1.05h do Baía da Luz.

  

  1. Tavira

Das cidades que apelam à calma no Algarve poderíamos logo destacar a pacata Tavira, com o seu rio Gilão a atravessar e a dividir as duas margens da cidade. Tavira no seu todo, não será o local mais secreto, mas cada recanto tem o misticismo de quando descobrimos algo pela primeira vez. Um dos locais mais movimentados será a Ponte Velha, por ali passam pessoas de uma margem para a outra sem parar. A nossa sugestão é sentar-se num dos bancos de pedra, comer um gelado artesanal das redondezas e apreciar o final do dia.

A gastronomia é um assunto relevante em qualquer cidade do país, mas Tavira representa a dieta mediterrânica na lista do Património Imaterial da UNESCO. Poderá apreciar o melhor desta dieta saudável nos vários restaurantes da cidade e procurar pelas papas de milho, salada de polvo, os figos-cheios ou as estrelas de figo.

Conheça os restaurantes merecedores da emblemática Estrela Michelin no Algarve.

Numa curta viagem de comboio elétrico, chegue à praia mais curiosa do Algarve, a praia do Barril, onde várias âncoras foram deixadas no areal para relembrar os tempos da pesca ao atum. Se quiser continuar a conhecer zonas com água, siga em direção à cascata Pego do Inferno e veja um pequeno oásis no meio da vegetação.

Distância e localização: Tavira fica a 1.10h do Baía da Luz.

 

 

  1. Estói

Procura aqueles lugares mais pitorescos, de casario branco, dignos de várias fotografias para recordação? A “Aldeia Monumento” como é apelidada Estói, é a resposta para um dia bem passado, num lugar com pouco mais de 4 mil habitantes. Se gosta de arquitetura, repare em todos os edifícios da aldeia, em especial no palácio com o seu estilo rococó do século XIX. Hoje, este palácio é uma pousada, mas qualquer pessoa pode visitar o interior e os seus jardins.

Muito próximo encontrará as ruínas de Milreu, uma vila romana com os vestígios bem preservados dessa era. Fique a conhecer mais sobre as ruínas de Milreu, através deste vídeo.

Distância e localização: Estói fica a 56 minutos do Baía da Luz.

 

  1. Alte

Outro local secreto a não perder no Algarve é a freguesia de Alte, pertence a Loulé e por aqui não são as praias as grandes atrações turísticas. Alte está cercada por laranjais, e encontra-se no sopé da serra do Caldeirão. No centro da freguesia poderá encontrar as casas caiadas de branco, as estradas de calçada portuguesa, muita arte urbana pelas paredes e um burro chamado Baltazar para lhe dar as boas-vindas. Foi considerada “a aldeia mais portuguesa de Portugal” nos anos 30, mas não lhe valeu grande retorno turístico depois dessa distinção.

Não tem praia por perto, mas tem as fontes de Alte, um canal de água doce e sombras naturais das árvores para passar o dia com a família. Apesar de encontrar um bar de apoio na zona, poderá levar o seu próprio lanche e sentar-se nas mesas de piquenique do recinto, gratuitamente. Outro local para passar a tarde é a Queda do Vigário, uma queda de água rodeada pela natureza, com um acesso árduo na hora de regressar. Por essa razão, não carregue objetos desnecessários. Opte apenas por uma toalha para se deitar no relvado, uma garrafa de água e alguma comida, existem espaços de sombra.

Distância e localização: Alte fica a 54 minutos do Baía da Luz.

 

 

  1. Alvor

É uma freguesia de Portimão e os habitantes ainda têm na memória os dias em que as embarcações partiam por vários dias para a pesca. Na zona ribeirinha ainda é possível observar a antiga lota, onde hoje se juntam os residentes para dois dedos de conversa. Nesse mesmo local, estão vários restaurantes com grelhadores enormes à porta, como chamariz para os turistas, para provarem o peixe fresco do dia. O local mais secreto desta freguesia talvez seja o passadiço de madeira que percorre as areias entre a ria e a praia. Caminhe pelos maiores passadiços do Algarve, observe os praticantes de kitesurf em Alvor, tome um banho na ria ou no mar e por fim relaxe.

Em Alvor existe uma rua totalmente dedicada à diversão noturna, com vários bares para todas as idades. O Bolan Bar é o que mais se destaca, por ter as paredes pintadas de várias cores, assinaturas dos visitantes e as melhores caipirinhas do Algarve. Alvor merece um passeio pelas ruelas a qualquer hora do dia.

Distância e localização: Alvor fica a 26 minutos do Baía da Luz.

 

 

O Algarve tem locais secretos, longe do turismo de massas que deve mesmo visitar. Haverá sempre outros locais a visitar na região, repletos de histórias, monumentos e áreas de natureza. Faça um programa de férias ao seu gosto e visite pelo menos um destes locais que indicámos neste artigo. Se precisar de ajuda para traçar o melhor plano, dirija-se à receção do Baía da Luz.