Image texture

Os Melhores Trilhos do Barlavento Algarvio

Preparado para caminhar e dedicar tempo a conhecer o Algarve passo a passo? É uma das atividades mais praticadas por todo o mundo, por não exigir equipamento específico e por ainda dar a conhecer locais únicos, que em muitos casos não são acessíveis de carro. As caminhadas são dos desportos mais populares no Algarve. Porquê? —  Pergunta o nosso hóspede. Pois, no Algarve, em especial no Barlavento Algarvio, existem trilhos que desvendam o Algarve escondido, sem edifícios, nem trânsito. Apenas a natureza, o ar puro e muitas surpresas pelo caminho.

Neste texto deixamos alguns dos melhores trilhos para se aventurar nas suas férias.

 

Como planear uma caminhada no Algarve?

Os trilhos que apresentamos são percursos circulares com vários níveis de dificuldades. Deve, antecipadamente, ponderar quais os melhores para fazer durante as suas férias no Algarve, tendo em conta a sua resistência.

As caminhadas podem durar no máximo entre 5 a 6 horas e, quando assim é, transporte consigo todos os bens necessários para terminar a caminhada em segurança. Se é inexperiente nestas andanças, deixamos alguns objetos e alimentos que deve colocar na sua mochila.

  • Capa leve para a chuva;
  • Ténis confortáveis e próprios para caminhadas;
  • Chapéu ou boné;
  • Telemóvel com a bateria carregada e o mapa do trilho;
  • Saco para o lixo;
  • Lanterna;
  • Bastão de caminhada (essencial nos percursos difíceis);
  • Garrafa de água;
  • Barra energética
  • Fruta fresca e frutos secos.

 

Percurso Cerro da Carrapateira

Neste percurso existe o melhor dos dois mundos, campo e mar. Dos cerros conseguirá avistar as praias da Bordeira e do Amado, as vilas da Carrapateira e Vilarinha, passando por pastagens e matos baixos, característicos daquela zona. As aves serão uma companhia durante a sua caminhada. O percurso é circular e conta com 14 quilómetros de extensão, tonando-se um caminho difícil para os iniciantes desta modalidade.

Veja aqui a ficha de etapa, cedida pela Rota Vicentina.

 

Percurso Endiabrada e os Lagos Escondidos

O Algarve esconde várias surpresas e neste percurso, estão algumas delas. Os lagos escondidos são de uma beleza surpreendente por entre a vegetação de carvalhos centenários. Neste percurso, passe pelo sopé da serra de Espinhaço de Cão, repleta de bosques mediterrânicos ou conheça a freguesia da Bordeira. Aventure-se por entre as ruas estreitas, socialize com os locais no café da aldeia e ainda, entre na igreja da Nossa Senhora da Encarnação. O altar é de talhada dourada e ainda mostra alguns pormenores regionais na decoração.

Esta é a ficha de etapa cedida pela Rota Vicentina.

 

Percurso da Cordoama

Caminhe por zonas rochosas com mais de 300 milhões de anos e sinta a história a seus pés. Neste percurso circular, é habitual observarem-se pássaros no final de setembro e inícios de outubro, sendo este um corredor para aves migradoras. A flora também é uma novidade para quem não conhece esta zona do Algarve. Aqui encontrará espécies de plantas nativas, que só podem ser encontradas no Sudoeste de Portugal. Pare e escute a ondulação a meio do caminho e observe alguns locais usados por mariscadores para apanhar os famosos perceves. São locais de difícil acesso que exigem um grande conhecimento e coragem por parte destes profissionais.

Encontre aqui a ficha de etapa, cedida ela Rota Vicentina.

 

Trilho dos Pescadores – da Salema até à Luz

Comece o dia bem cedo e inicie a sua caminhada a partir da praia da Salema. Tire partido das vistas e leve consigo material para a observação de aves, como os binóculos ou câmara fotográfica, por neste local ser habitual avistar-se várias espécies. Para além da paisagem incrível, este passeio esconde um pouco da história de Portugal. Ao largo da extremidade poente da Boca do Rio, existem vestígios de um navio com cerca de sessenta metros de comprimento, de origem francesa. Este navio foi afundado pela frota inglesa em 1759, na famosa “Batalha de Lagos”. Os ataques piratas eram constantes e por essa razão foi mandado construir o Forte de Almádena.

Faça este trilho histórico e observe as espécies presentes neste percurso. Veja a ficha de etapa aqui.

 

 

Trilho das Cascatas de Monchique

Neste trilho, pode conhecer a serra de Monchique caso ainda não tenha tido essa oportunidade. É o pulmão do Algarve e também a maior serra da região. Iniciamos a caminhada na Fóia, o ponto mais alto, onde as nuvens ficam alojadas em dias mais cinzentos. É na época das chuvas que a água se torna mais abundante nas cascatas desta localidade. O percurso passa pela Cascata do Penedo do Buraco, envolta de grandes castanheiros, mais adiante, encontra a Cascata do Chilrão que desagua na Praia da Amoreira. Por fim, percorrendo um trilho florestal, chega à Cascata do Barbelote. Se olhar à sua volta encontrará vários medronheiros e, ainda poderá provar o fruto maduro durante o outono.

Veja aqui o mapa GPX.

 

Sete Vales Suspensos

É considerado um dos mais bonitos trilhos do Algarve e já foi nomeado como “O melhor Destino para Caminhadas da Europa” no ranking European Best Destinations. A caminhada é feita pelas arribas da zona costeira de Lagoa, onde é possível observar as praias da Marinha e de Vale Centeanes deste concelho. Como o nome faz prever, o trilho desenrola-se por sete vales, repletos de surpresas como o reconhecido algar de Benagil, ou grutas escondidas.

Veja o mapa GPX deste percurso.

 

Percurso dos Passadiços de Alvor

Foram construídos com o intuito de dar a conhecer uma zona preservada, sem que isso afete a vida animal da zona. Os passadiços de madeira de Alvor, são os maiores do Algarve e ligam a praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor. Pode entrar neste percurso por vários pontos e escolher quantos quilómetros quer fazer, sem que tenha de regressar pelo mesmo caminho. Caminhe junto à ria, ou à praia, observando as dunas, os praticantes de Kitesurf, ou os pescadores que saem da ria em direção ao mar. Este trilho não é difícil e poderá ser feito por qualquer pessoa. Aproveite para o fazer antes do por do sol e termine o dia com uma vista magnífica.

 

O Barlavento algarvio está repleto de surpresas e não há melhor atividade que as caminhadas para as descobrir. Nas suas férias dedique tempo a este desporto e conheça o Algarve escondido.